Cresci vendo coisas que eu não gostava. As lembranças que tenho da minha infância e da minha adolescência são da minha família tendo dificuldades financeiras, dificuldades emocionais, dificuldades de convivência, dificuldades profissionais, dificuldades com vícios, etc.

Lembro da luta dos meus avós, com quem passei a maior parte da minha infância, para sobreviver a cada mês. Meu avô materno, que foi uma das minhas referências paternas na minha infância e início da adolescência, era caminhoneiro. Em 2004, o caminhão que ele dirigia teve problemas nos freios e acabou tombando em uma curva no Paraná. Ele trabalhou a vida inteira como caminhoneiro e, infelizmente, morreu trabalhando.

Esses foram alguns dos meus motivos externos que que me fizeram buscar um caminho diferente. Coloquei na minha cabeça que eu seria uma pessoa bem-sucedida profissionalmente e financeiramente. Para isso, comecei a estudar o sucesso profissional e o sucesso financeiro. Acredito que a única maneira de dominar um assunto é estudá-lo e praticá-lo constantemente. O sucesso não é diferente. Não podemos viver esperando que ele aconteça, deixando a vida acontecer, seguindo o fluxo de um rio sem saber onde vai acabar.

Passei os últimos anos estudando o que fazem as pessoas bem-sucedidas, fiz cursos presenciais e online, participei de palestras, li muitos livros sobre como e por quê as pessoas bem-sucedidas chegaram onde chegaram, principalmente as que saíram do zero.

Veja que quando falamos de sucesso e fracasso, geralmente falamos de grandes acontecimentos. Mas, tanto o sucesso quanto o fracasso não acontecem da noite para o dia. Quando vemos uma pessoa bem-sucedida, temos a tendência de pensar que tudo foi fácil, que ela teve sorte, que não teve dificuldades. Mas, em geral, não é assim. As dificuldades existem e não é fácil como parece. Antes de ter sucesso, a maioria das pessoas tem muitas dificuldades.

As nossas trajetórias são como rotas de avião, que podem ser corrigidas. Um avião não sai de um ponto a outro sem que o piloto ajuste sua trajetória durante praticamente toda viagem. Acontecem ventos, turbulências, tempestades. Para você chegar ao seu destino, será necessário que sua rota seja ajustada diversas vezes.

São pequenos acontecimentos que trazem sucesso e pequenos acontecimentos que trazem fracasso (mesmo que temporário). Podemos ter um pequeno fracasso numa atitude, numa ligação telefônica, numa conversa que não atingimos um objetivo, mas é possível ter outra atitude, mudar a abordagem, fazer uma outra ligação, ter uma outra conversa e ter sucesso.

O poder está em ter foco todos os dias, para melhorar alguma habilidade que podemos melhorar, cumprir alguma etapa de algo maior, e que nos coloca mais próximos de nossos objetivos.

No entanto, acredito que sucesso sem realização é o maior dos fracassos. Em outras palavras, quando você atingir seu objetivo, quando você atingir “seu sucesso”, o que vai acontecer? Você sentirá realização ou não vai significar nada?

Por isso, precisamos saber que o sucesso é uma caminhada de longo prazo. É uma maratona, onde cada etapa superada serve de combustível para a próxima fase. O sucesso não é uma corrida de 100 metros. É importante deixar isso claro, pois muitas vezes as pessoas buscam o sucesso sem saber o que estão buscando e nunca se sentem realizadas com suas conquistas.

E sabemos que cada pessoa tem a sua própria definição de sucesso. O sucesso não é algo abstrato. Ele deve ser bastante específico e cada pessoa define o que é ter sucesso. Por isso, é importante definir seus objetivos e saber o que você quer. A definição de objetivos é essencial para que você saiba onde está indo. Lembre-se: para quem não sabe o que quer, qualquer caminho serve.

Muitas pessoas afirmam que “não é todo mundo que consegue ter sucesso”. Isso é óbvio. Realmente, não é todo mundo que consegue ter sucesso. De fato, a minoria das pessoas consegue ser bem-sucedida. Mas, a pergunta é: “qualquer pessoa pode ter sucesso?”

Acredito que isso depende de quem pergunta. Se pergunto a mim mesmo “será que posso ter sucesso?”, só eu sei a resposta para isso. E o mesmo acontece com você. A resposta será baseada no que cada pessoa pensa sobre a vida, como a pessoa está pensando no momento, qual é o estado mental que ela está vivendo, o que cada pessoa acredita para o futuro. E, também, como cada pessoa pensa sobre o passado.

E você, quando se pergunta: “será que posso ter sucesso?”, qual é a sua resposta?

Muitas vezes eu pensava, olhando para o passado e fazia afirmações e perguntas, do tipo:

“Por que a minha situação é diferente das outras pessoas?”

“Eu não nasci em berço de ouro.”

“Eu nasci na época errada, no lugar errado, na família errada.”

“Eu não tive as mesmas oportunidades que as outras pessoas tiveram.”

“Por que as pessoas conseguem ter sucesso mais fácil do que eu?”

 

Com o tempo, eu me dei conta que essas são perguntas e afirmações de uma mente condicionada pelo vitimismo. Se uma pessoa afirmar que não pode ter sucesso, ela não terá. É uma profecia autorrealizável. Para todas as pessoas que têm sucesso, o primeiro passo foi acreditar na possibilidade.

Tudo o que existe hoje, começou com alguém acreditando que podia fazer acontecer.

Trechos do livro digital gratuito

“Trabalho, Sucesso e Impacto – Um guia para se livrar da lavagem cerebral, construir sua carreira de sucesso, praticar a boa liderança e criar o seu impacto no mundo”.

100% gratuito aqui:  

https://tiagorios.blog/livro-digital-gratuito/

(atenção: este número não recebe ligaçõessomente WhatsApp)

Outros Posts:

Não seja uma peça de reposição da Engrenagem

Veja como foi nossa evolução como espécie humana no “mercado de trabalho”, resumidamente: no início, nós éramos caçadores. Depois, nos tornamos agricultores. Mais tarde, nos mudamos para as grandes cidades e começamos a trabalhar no sistema industrial, no comércio e...

Sua percepção define sua realidade

Um dia ouvi a história sobre dois irmãos que tinham um pai alcoólatra. Esses irmãos foram criados da mesma forma, pelos mesmos pais. O pai era alcoólatra e tinha as atitudes que um alcoólatra tem. Estava sempre bêbado, tratava mal os filhos e a esposa, não trabalhava...

Qual é a sua definição de sucesso?

(...) Mas, afinal, o que é sucesso? Se queremos ser pessoas bem-sucedidas, precisamos primeiro definir o que é sucesso. Crie a sua definição de sucesso. A cultura dominante nos diz que sucesso = dinheiro. A maioria acha que as pessoas ricas são bem-sucedidas, e as...

Você continua aprendendo?

(...) O aprendizado contínuo é essencial para o sucesso. O poder de cada pessoa está em seu conhecimento e ele deve ser buscado dentro e fora da escola ou da faculdade. Para isso, é necessário ter humildade para admitir que não sabemos tudo. Existem basicamente duas...

Documentário – Educação Proibida

Documentário que se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, mostrando diferentes experiências educativas, não convencionais, que propõem a necessidade de um novo modelo educativo. (atenção: este número não recebe...

Liderança é uma Escolha

Liderança não é gestão. Gestão é algo que a maioria de nós entende. O que significa estar sob gestão? Estar sob gestão é ter um chefe para nos dizer o que fazer. Uma gestão é bem-sucedida quando as pessoas “administradas” fazem, hoje, mais rápido e com menor custo, as...

Quebre a Corrente

Há algum tempo atrás, me vi pensando na seguinte pergunta: “quantas pessoas viveram no mundo até hoje?” Comecei a pesquisar e vi que existe uma estimativa calculada pelo Population Reference Bureau (PRB) em 2011: foram aproximadamente 108 bilhões de pessoas. É uma...

Quem controla a sua mente?

Você sabe qual é o principal fator que impede as pessoas de conseguir o sucesso? O MEDO. Medo de falhar, medo do próprio sucesso, medo da rejeição, medo do desconhecido, medo da decepção, medo de não se sentir bem, medo do que os outros vão pensar, e assim por diante....

O Poder das Palavras (e das “Fake News”)

Comecei a fumar. Você acha que fumar mata? Vou te contar uma coisa. Você sabia que a quantidade de pessoas que morrem de diabetes é três vezes maior do que a de pessoas que morrem por fumar? No entanto, se eu comer uma barra de chocolate todo dia, será menos...

A capacidade criativa é nossa maior riqueza

A escola foi criada para fornecer força de trabalho para as fábricas. Esse modelo de ensino tradicional é baseado nas linhas de produção das fábricas, como mostrado no Documentário "A Educação Proibida". As pessoas iam passando e escutando, numa esteira, como se fosse...