(…) Mas, afinal, o que é sucesso?

Se queremos ser pessoas bem-sucedidas, precisamos primeiro definir o que é sucesso.

Crie a sua definição de sucesso.

A cultura dominante nos diz que sucesso = dinheiro. A maioria acha que as pessoas ricas são bem-sucedidas, e as pessoas pobres não são. Essa definição, no entanto, é uma ideia muito superficial de sucesso. Por exemplo, se uma pessoa está sempre infeliz, insatisfeita, irritada ou sozinha, mas ela está cheia de dinheiro, essa pessoa é bem-sucedida? Eu penso que não, ela não é bem-sucedida.

A maioria de nós precisa ampliar a ideia de sucesso. Podemos definir o sucesso em termos de saúde, conexão, liberdade, crescimento e contribuição.

Sem saúde física, nada mais importa. Não podemos aproveitar a vida, se estamos constantemente fracos, cansados ou doentes. A saúde mental também é importante. Precisamos estar conscientes dos nossos pensamentos e sentimentos.

Conexão é fundamental para o sucesso. A maioria de nós precisa sentir conexão com outras pessoas. A maioria de nós gosta de ter impacto positivo na vida de outras pessoas. E precisamos saber como nos conectar com outras pessoas.

E queremos ser pessoas livres. A liberdade física é importante, isto é, deve ser difícil ser bem-sucedido se você está preso em algum lugar. A liberdade financeira também é importante. Muitas pessoas não entendem a liberdade financeira. A liberdade financeira significa que você tem muitas opções financeiras. Significa que você tem excelente fluxo de caixa, ou seja, suas receitas são maiores que suas despesas, que você consegue economizar dinheiro, consegue ter investimentos e rendimentos passivos.

O crescimento também é essencial. Estar sempre evoluindo, é uma necessidade que temos. Se não estamos crescendo e evoluindo, estamos diminuindo e morrendo. Essa é uma regra da natureza.

E a contribuição também é uma necessidade humana. Gostamos de nos sentir úteis. Essa é uma característica que as pessoas realmente bem-sucedidas têm. Ter um impacto positivo no mundo, deixar um legado, fazer o bem, estão entre os objetivos de muitas pessoas realmente bem-sucedidas.

No entanto, cada pessoa tem sua própria definição de sucesso. A minha definição provavelmente é diferente da sua. E o sucesso é diferente para cada momento da vida. Dependendo do momento da vida em que você está, sua definição do que é o sucesso pode mudar.

Para uma criança, sucesso pode ser ter um desejo realizado pelos pais. Para um adolescente, talvez sucesso seja um pouco de independência, um quarto individual por exemplo. Para uma pessoa com 20-25 anos, sucesso pode ser uma promoção no trabalho e crescer na empresa. Cada pessoa tem sua própria definição de sucesso em cada fase da vida.

Apesar disso, independentemente de quem você é ou onde você está, da sua formação, do seu gênero, sua idade ou sua religião, se você quer ter sucesso, precisa entender a importância de estimar o esforço necessário para conquistar o sucesso. Se você acha que vai ir do zero para o sucesso total sem trabalhar, você não está estimando o esforço corretamente. Como dizem: sucesso só vem antes de trabalho no dicionário.

Acredito que a maioria de nós concorda que sucesso é importante para cada pessoa, para cada família, para a sociedade como um todo e para a existência de cada uma dessas unidades. O sucesso traz mais confiança, segurança e a habilidade de contribuir com as outras pessoas e com a sociedade. Traz também inspiração para outras pessoas e liderança para servir de modelo para que outras pessoas vejam o que é possível fazer e tenham o caminho iluminado.

Imagine se não houvessem pessoas bem-sucedidas. O que teria acontecido com os povos e com as sociedades? Pense nas civilizações que não tiveram sucesso. Todas as civilizações que não habitam mais o mundo. Pense nos locais que não tem sucesso, nas cidades que não tem sucesso. A falta de sucesso não traz benefícios para ninguém.

Pense no sucesso em termos de crescimento e expansão, por exemplo. Qualquer pessoa, família, sociedade, empresa, organização ou civilização que não cresce, que não se expande, não tem sucesso. Sucesso é crescimento, é expansão, é progresso, é contribuição. Sucesso é evolução.

A necessidade de sucesso não pode ser menosprezada e sua importância não pode ser minimizada. Geralmente, vejo as pessoas não dando a devida importância para o sucesso ou falando mal do sucesso. Quem faz isso aparentemente já desistiu das chances de conquistar o sucesso e quer levar outras pessoas junto, para ter companhia no fracasso.

Empresas que querem ter sucesso e mantê-lo, precisam continuar criando, inovando e lançando produtos no mercado. Precisam ter mais clientes e mantê-los, ter mais funcionários e também mantê-los. As empresas que não fazem isso, fecham. Fracassam. Demitem funcionários e não são bem-sucedidas.

Quando os ciclos econômicos não estão favoráveis, quem minimiza a importância do sucesso acaba sofrendo ainda mais com as crises. Pessoas e organizações que minimizam a importância do sucesso não fazem a roda da economia girar e agravam a crise. Se as pessoas não consomem e as empresas não investem, as crises demoram mais para passar.

Há quem diga que sucesso “não é tudo”. Eu concordo. Isso é óbvio. Não é necessário dizer que “sucesso não é tudo”. As pessoas são livres para viver sua filosofia de vida particular. Mas o sucesso é vital para o desenvolvimento das pessoas, das famílias, da sociedade, das economias e do mundo.

Para quem tem filhos, o que é preferível usar como bom exemplo para as crianças? Pessoas fracassadas ou os casos de sucesso?

Precisamos decidir tratar o sucesso como uma responsabilidade e, além disso, uma questão de honra diante das nossas famílias. Quando eu digo que é vital, não é exagero. Se as pessoas não têm pista nenhuma sobre como conquistar o sucesso ou perambulam por aí sem foco e sem objetivos na vida, essas pessoas estão em perigo constante, assim como suas famílias e a sociedade como um todo. Para ter sucesso, é necessário ter uma mentalidade específica para o crescimento.

Na minha definição de sucesso, ele tem várias características. Uma delas é que o sucesso é ilimitado. Ou seja, não existe escassez de sucesso no mundo. Você pode ter tanto sucesso quanto se esforçar para conquistá-lo e eu também posso. Qualquer pessoa que quiser e estiver disposta, comprometida e com foco poderá alcançar níveis ilimitados de sucesso. Existe abundância de sucesso para todas as pessoas. É importante deixar isso muito claro, pois algumas pessoas acham que existe escassez de sucesso e quando olham para uma pessoa bem-sucedida, elas acham que é impossível criar sucesso igual ou parecido, porque tal pessoa “pegou” mais sucesso e a quantidade de sucesso no mundo diminuiu, como se isso fosse possível.

Veja que eu não estou, em momento nenhum, conectando sucesso diretamente ao dinheiro ou a bens materiais. Aliás, muitas das pessoas mais bem-sucedidas que estudei, não fizeram o que fizeram pelo dinheiro ou por bens materiais.

O dinheiro é apenas uma das consequências e um dos resultados do sucesso. Também conheço histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro e não conseguiram ser bem-sucedidas, porque são infelizes. São pessoas estressadas com a vida, irritadas com tudo e com todos, cheias de vícios e com suas famílias destruídas. Muitas são suicidas. O dinheiro e os bens materiais não necessariamente significam sucesso. É apenas um dos elementos do sucesso.

Por isso, penso que sucesso sem realização pessoal é fracasso. (…)

Trechos do livro digital gratuito

“Trabalho, Sucesso e Impacto – Um guia para se livrar da lavagem cerebral, construir sua carreira de sucesso, praticar a boa liderança e criar o seu impacto no mundo”.

100% gratuito aqui:  

https://tiagorios.blog/livro-digital-gratuito/

(atenção: este número não recebe ligaçõessomente WhatsApp)

Outros Posts:

Não seja uma peça de reposição da Engrenagem

Veja como foi nossa evolução como espécie humana no “mercado de trabalho”, resumidamente: no início, nós éramos caçadores. Depois, nos tornamos agricultores. Mais tarde, nos mudamos para as grandes cidades e começamos a trabalhar no sistema industrial, no comércio e...

Sua percepção define sua realidade

Um dia ouvi a história sobre dois irmãos que tinham um pai alcoólatra. Esses irmãos foram criados da mesma forma, pelos mesmos pais. O pai era alcoólatra e tinha as atitudes que um alcoólatra tem. Estava sempre bêbado, tratava mal os filhos e a esposa, não trabalhava...

Você continua aprendendo?

(...) O aprendizado contínuo é essencial para o sucesso. O poder de cada pessoa está em seu conhecimento e ele deve ser buscado dentro e fora da escola ou da faculdade. Para isso, é necessário ter humildade para admitir que não sabemos tudo. Existem basicamente duas...

Documentário – Educação Proibida

Documentário que se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, mostrando diferentes experiências educativas, não convencionais, que propõem a necessidade de um novo modelo educativo. (atenção: este número não recebe...

Liderança é uma Escolha

Liderança não é gestão. Gestão é algo que a maioria de nós entende. O que significa estar sob gestão? Estar sob gestão é ter um chefe para nos dizer o que fazer. Uma gestão é bem-sucedida quando as pessoas “administradas” fazem, hoje, mais rápido e com menor custo, as...

Quebre a Corrente

Há algum tempo atrás, me vi pensando na seguinte pergunta: “quantas pessoas viveram no mundo até hoje?” Comecei a pesquisar e vi que existe uma estimativa calculada pelo Population Reference Bureau (PRB) em 2011: foram aproximadamente 108 bilhões de pessoas. É uma...

Quem controla a sua mente?

Você sabe qual é o principal fator que impede as pessoas de conseguir o sucesso? O MEDO. Medo de falhar, medo do próprio sucesso, medo da rejeição, medo do desconhecido, medo da decepção, medo de não se sentir bem, medo do que os outros vão pensar, e assim por diante....

O Poder das Palavras (e das “Fake News”)

Comecei a fumar. Você acha que fumar mata? Vou te contar uma coisa. Você sabia que a quantidade de pessoas que morrem de diabetes é três vezes maior do que a de pessoas que morrem por fumar? No entanto, se eu comer uma barra de chocolate todo dia, será menos...

A capacidade criativa é nossa maior riqueza

A escola foi criada para fornecer força de trabalho para as fábricas. Esse modelo de ensino tradicional é baseado nas linhas de produção das fábricas, como mostrado no Documentário "A Educação Proibida". As pessoas iam passando e escutando, numa esteira, como se fosse...

Líderes criam bons ambientes para as pessoas

Aconteceu um experimento científico em 1966, pelo biólogo Bruce Lipton, que trata de Determinismo Genético. Esse experimento tentou provar que nossos genes determinam nossas células e, consequentemente, determinam nosso destino. Como você sabe, o ser humano é formado...